• Banner1
  • Banner2
  • Banner3

Cabeamento

Um sistema de cabeamento estruturado é aquele que se baseia na utilização de conectores e meios de transmissão padronizados por normas internacionais para o estabelecimento de redes capazes de transmitir dados de informática e de voz. Tais redes podem integrar computadores, impressoras, telefones e roteadores e, devido a essa gama de opções, o cabeamento estruturado demonstra-se útil tanto em residências quanto em ambientes comerciais e industriais. O cabeamento, nesse caso, fica independente da aplicação e do layout.

Outro elemento importante a favor de se projetar uma obra prevendo o cabeamento dos diversos sistemas é o retorno sobre o investimento (ROI). Com custo variável entre 2 e 5% da obra, o correto projeto e instalação evita problemas relacionados a redes ineficientes e tem um tempo de vida semelhante ao da edificação.

O projeto de cabeamento estruturado é feito não somente para obedecer às normas internacionais de hoje, mas também para que esteja em conformidade com as tecnologias futuras. Além das vantagens já mencionadas, proporciona grande flexibilidade de alterações e expansões do sistema: planejado em arquitetura aberta, possibilita a conectividade entre produtos de diversos fabricantes.